Blog dedicado a Alejandro Jodorowsky com traduções de seus textos.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cabaré Místico


Quando Jodorowsky compreendeu que "não podia mudar o mundo, mas que podia começar a mudá-l0" ele resolveu criar um encontro semanal gratuito num dojo (lugar sagrado para treinamento de Karate), de um amigo seu. Estava criado o Cabaré Místico, que se mantém até hoje, agora num espaço maior, pois a procura é crescente pelo seu "serviço individual de saúde pública".
Selecionei aqui alguns trechos dessa obra, estou no começo, mas recomendo a leitura, para os que se arriscarem em espanhol, clique aqui para ir ao site onde é possível comprar os seus livros.

"Um símbolo não concede uma mensagem precisa, atua como um espelho que reflete o nível de Consciência de quem o busca. No cristianismo não há uma só cruz, senão infinitas: para uns é um objeto de tortura, para outros é a intercessão do espaço e do tempo, a árvore da vida, o signo maior, etc. Os textos sagrados podem originar múltiplos comentários; isto sabem muito bem os cabalistas, que extraem da Bíblia caprichosas revelações. Várias gerações de psicanalistas tem encontrado ensinamentos nos sonhos e nos contos de fadas. Então, digo que não há, em si, textos sagrados; o sagrado é outorgado pelo leitor. A verdade não está em um livro senão no espírito de quem, usando como apoio o símbolo, descobre nas profundezas do seu ser esse mistério essencial que é seu genuíno Mestre". p. 11

3 comentários:

  1. Daniela, parabéns pelo blog fascinante dedicado ao Jodo, esse grande mestre. Estive com ele no RJ. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida ;)

    Abç,

    Rodrigo
    http://falandodetarot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também estive com ele aqui em São Paulo, os 3 dias que ele foi falar com o público, simplesmente trasnformador.
    Abraços

    ResponderExcluir